Premiados do Globo de Ouro podem não levar estatuetas no Oscar


O anúncio dos concorrentes ao Oscar, realizado nesta quinta-feira, surpreendeu quem esperava que Quem Quer ser um Milionário?, o grande vencedor do Globo de Ouro, receberia o maior número de indicações nas diferentes categorias. No lugar da co-produção indiana, O Curioso Caso de Benjamin Button é quem teve destaque, disputando 13 estatuetas.

Quando se trata de críticas e prêmios, o Globo de Ouro nem sempre costuma ser uma prévia do Oscar, especialmente porque votantes dos dois eventos usam critérios muito distintos.
O Globo de Ouro é organizado pela Associação de Imprensa de Hollywood, ou seja, todos os votos são feitos por jornalistas e críticos de cinema. Os membros da Academia do Oscar são, em sua maioria, executivos de estúdios, produtores de cinema, alguns poucos críticos e muitos atores e atrizes que foram indicados pelo menos uma vez à estatueta. A atriz brasileira Fernanda Montenegro se encaixa neste quadro. Ela foi nomeada em 1999 pelo filme Central do Brasil, de Walter Salles, e ganhou o direito de participar da organização.

Tanto na Academia quanto no Globo de Ouro, a imprensa exerce uma função importante, mas não dominante. Isso quer dizer que os filmes que levaram o prêmio no início de janeiro não são os grandes favoritos no Oscar, ao contrário do que se pensa.
Prova disso é a atriz Kate Winslet, que levou dois Globos de Ouro - de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante. No Oscar, ela foi indicada apenas na categoria de melhor atriz por O Leitor, filme que ela ganhou como melhor atriz coadjuvante na premiação da imprensa. Um tanto confuso.

Fonte: Site Terra

0 comentários:

Postar um comentário

 
Credit: Templates Novo Blogger